Democracia Economica parte 2 – Planejamento de Área, a base da descentralização econômica

Democracia Econômica Parte II
PLANEJAMENTO DE ÁREA – A BASE DA DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA
Texto baseado na “Teoria da Utilização Progressiva” (PROUT)
Por Leonardo de Amorim Thury

“O dilema econômico mais preocupante para governantes do mundo atual é como aumentar o padrão de vida do cidadão através da prosperidade econômica do estado. Somente o próprio povo é capaz de utilizar o conhecimento e a sabedoria para resolver os seus problemas econômicos.”
P. R. Sarkar

“O planejamento jamais obterá sucesso enquanto persistirmos em fazê-lo dentro de uma sala com ar refrigerado a milhares de quilômetros do local onde será implementado. A economia centralizada jamais soluciona os problemas econômicos de vilarejos remotos. O planejamento econômico precisa começar do nível de base, onde a experiência, a técnica e o conhecimento das pessoas do local podem ser utilizados para o benefício de todos os membros de uma unidade socioeconômica.”
P. R. Sarkar

“O planejamento de área é essencial à descentralização econômica”
P. R. Sarkar

“Em conseqüência, a solução dos pendentes problemas econômicos, sociais e políticos, e as reformas institucionais que se impõem, hão de ser procuradas e encontradas nas mesmas circunstâncias em que tais problemas se propõem. Nelas e somente nelas se contêm as soluções cabíveis e exeqüíveis.”
Caio Prado Júnior em “A Revolução Brasileira”

Introdução

O texto a seguir é uma continuação do texto “Descentralização Econômica – a base da Democracia Econômica.” Os dois textos são complementares e ambos são baseados na Teoria da Utilização Progressiva (PROUT – acrônimo de Progressive, Utilization Theory) proposta por P. R. Sarkar. No texto anterior foi discutido, de forma resumida, os princípios básicos da democracia econômica e da descentralização econômica. A socialização das atividades econômicas (indústrias, agricultura, comércio e finanças) e a redivisão da sociedade em unidades socioeconômicas (USEs) foram analisadas anteriormente como sendo a base para a Descentralização Econômica. Entre esses dois aspectos, o segundo (a formação das USE) tem mais relação com o texto atual que fala sobre o Planejamento de Área.

Entre os quatro requisitos para que haja uma Democracia Econômica, o terceiro é: “Economia descentralizada: os habitantes locais devem ter o direito de tomar todas as decisões a respeito da economia local”. Essa tomada de decisões não deve ser feita de qualquer forma e a população deve estar organizada para poder orientar bem a economia local. Essa orientação é o chamado planejamento de área.

(Para continuar lendo o texto, acesse ou baixe o arquivo em pdf aqui.)