Descentralização Econômica – A Base da Democracia Econômica

Democracia Econômica Parte I

DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA – A BASE DA DEMOCRACIA ECONÔMICA

Texto baseado na “Teoria da Utilização Progressiva” (PROUT)

Por Leonardo de Amorim Thury

Os pré-requisitos para o sucesso da democracia são: moralidade, educação e consciência político-socioeconômica.”

P. R. Sarkar

“Os problemas sociais nunca se propõem sem que , ao mesmo tempo, se proponha a solução deles que não é, nem pode ser forjada por nenhum cérebro iluminado, mas se apresenta, e aí há de ser desvendada e assinalada, no próprio contexto do problema que se oferece, e na dinâmica do processo em que essa problemática se propõe.”

Karl Marx

“Em conseqüência, a solução dos pendentes problemas econômicos, sociais e políticos, e as reformas institucionais que se impõem, hão de ser procuradas e encontradas nas mesmas circunstâncias em que tais problemas se propõem. Nelas e somente nelas se contêm as soluções cabíveis e exeqüíveis.”

Caio Prado Júnior em “A Revolução Brasileira”

“O planejamento jamais obterá sucesso enquanto persistirmos em fazê-lo dentro de uma sala com ar refrigerado a milhares de quilômetros do local onde será implementado. A economia centralizada jamais soluciona os problemas econômicos de vilarejos remotos. O planejamento econômico precisa começar do nível de base, onde a experiência, a técnica e o conhecimento das pessoas do local podem ser utilizados para o benefício de todos os membros de uma unidade socioeconômica.”

P. R. Sarkar

“Na verdade, você pode até mesmo olhar para o principal filósofo social dos Estados Unidos – que todo mundo reconhece como sendo John Dewey – e que aceitava isso como fato. Como ele disse, a menos  que cada instituição da sociedade – indústria, agricultura, comunicação, mídia, todas elas – a menos que elas estejam sob um controle popular democrático, com ampla participação da força de trabalho e da comunidade, ele disse que a política será simplesmente uma sombra do que os grandes negócios fazem com a sociedade.”

Noam Chomsky,
em entrevista ao autor do livro sobre Prout “Após o Capitalismo. Democracia Econômica em Ação”

 

O texto a seguir foi baseado na Teoria da Utilização Progressiva, sistema político socioeconômico criado em 1959 pelo filósofo indiano, Prabhat Rainjan Sarkar. Esse sistema é internacionalmente conhecido pelo acrônimo PROUT (pronuncia-se práut), que vem do inglês Progressive Utilization Theory. Diversos aspectos de PROUT são apresentados sendo que o tópico central é a descentralização econômica e a democracia econômica que, de forma sintética, significa “transferir o poder econômico e o poder de decisão para as pessoas de uma determinada região”. (Sarkar, 1996) PROUT não é um sistema rígido e dogmático, ou um conjunto de regras que trazem soluções milagrosas para os problemas locais e mundiais, mas sim um sistema econômico que traz as bases para uma transformação integral na sociedade, sendo que essas transformações devem ser feitas de forma flexível, variando sempre “de acordo com os fatores de tempo, lugar e pessoa.” (Sarkar, 1996)

(Para continuar lendo o texto, acesse ou baixe o arquivo em pdf aqui. E caso queira ler a segunda parte deste texto, acesse aqui.)

1 comentário em “Descentralização Econômica – A Base da Democracia Econômica”

  1. Pingback: Democracia Economica parte 2 – Planejamento de Área, a base da descentralização econômica – Associação Proutista Universal

Deixe um comentário