Search
Close this search box.

O que é Prout?

A Teoria da Utilização Progressiva, ou Prout, é um sistema socioeconômico integrado que permite que as pessoas e o planeta prosperem. É uma alternativa ao capitalismo corporativo, o atual modelo econômico dominante. Enquanto o capitalismo se concentra na maximização dos lucros para beneficiar poucos, a economia da Prout busca construir riqueza para todos.

Saiba como a Prout pretende alcançar um ecossistema vibrante, uma sociedade humana e uma economia para todos

O modelo Prout oferece uma abordagem integral ao desenvolvimento social e econômico, incluindo uma economia centrada nas pessoas, sustentabilidade ambiental e um novo modelo de prosperidade. Seu objetivo é elevar o padrão de vida para que as pessoas possam atender às suas necessidades básicas, bem como ter acesso a recursos e oportunidades para satisfazer suas aspirações intelectuais, artísticas e espirituais mais elevadas. A economia Prout incentiva a cooperação e uma forte liderança ética, colocando as necessidades vitais das pessoas e do planeta à frente do lucro corporativo e individual.

Para alcançar uma economia próspera, Prout se baseia nos princípios de utilização máxima e distribuição racional.

“[Essa] teoria é muito superior à de Adam Smith ou à de Karl Marx.”

– Johan Galtung, fundador do Instituto de Estudos da Paz da ONU

A utilização máxima é o fornecimento adequado e sustentável de produtos e serviços para consumo humano, usando os meios mais econômicos e eficientes possíveis. Isso inclui o uso de tecnologias avançadas e ecologicamente corretas para aumentar a produtividade, a fim de manter um equilíbrio entre a demanda humana e os ecossistemas saudáveis. Também consiste em um planejamento econômico local coordenado para evitar a duplicação e maximizar a cooperação.

A distribuição racional refere-se ao lado da demanda da economia. De acordo com Prout, uma economia saudável deve oferecer emprego a 100% da população ativa para que ela possa adquirir bens e serviços básicos no mercado. Esses empregos devem oferecer salários e ganhos adequados para atender às necessidades em constante mudança da população. A distribuição racional também inclui um sistema de incentivo para motivar e recompensar os trabalhadores altamente capazes e diligentes. Por fim, para aqueles com necessidades especiais que têm menos condições de participar do mercado de trabalho, serão reservados recursos para garantir que suas necessidades sejam atendidas.

“Prout é muito importante para os grupos de base e para todos os que anseiam por uma libertação que começa na economia e se abre para a totalidade da existência humana pessoal e social.”

– Leonardo Boff, fundador da Teologia da Libertação

Principais recursos

“Prout é uma importante contribuição para repensar o curso desastroso da economia atual e da globalização.”

-Hazel Henderson, economista, autor de “Beyond Globalization” (Além da Globalização)

Origens

O Prout foi originalmente desenvolvido em 1959 por Prabhat Rainjan Sarkar, um pensador social, ativista e filósofo indiano. Reconhecendo as falhas dos modelos sociais e econômicos existentes, Sarkar propôs esse novo sistema socioeconômico dedicado a atender às necessidades gerais das pessoas e do planeta.

Leia os textos originais de Sarkar em Prout

Aprenda mais

Os cinco princípios fundamentais de Prout

Valores essenciais

Descarregue nosso livro introdutório

“Quando toda a propriedade deste universo foi herdada por todas as criaturas, como então pode haver qualquer justificativa para um sistema no qual alguém recebe um fluxo de enorme excesso, enquanto outros morrem por falta de um punhado de grãos?”

~ P.R. Sarkar, fundador de Prout

Leia mais em Livros sobre Prout