Socialismo é um termo amplo que se refere a uma variedade de teorias econômicas, políticas e sociais. A maioria dessas ideias contrasta com o capitalismo, opondo-se à propriedade privada, às relações competitivas e aos mercados livres e irrestritos. Dentro da gama do pensamento socialista, há diferenças quanto a se e quanto o governo deve controlar a economia e se isso deve ser implementado por meio de reformas graduais ou revolução.
O Prout, geralmente caracterizado como “socialismo progressivo”, oferece um sistema único e integrado que se alinha às abordagens socialistas, mas também difere em aspectos importantes. Com relação à propriedade, Prout cria uma estrutura econômica de três níveis, que permite a propriedade privada de pequenas empresas, a fim de estimular a inovação. No entanto, a maior parte da atividade econômica de médio e grande porte é controlada por cooperativas independentes, juntamente com os principais setores estatais. Por meio da descentralização econômica, Prout substitui o planejamento centralizado em nível nacional pelo controle local dos mercados, a fim de desenvolver a autossuficiência e a riqueza locais.
Enquanto o socialismo se preocupa essencialmente em proporcionar bem-estar material aos seres humanos, os valores de Prout se baseiam em valores neo-humanistas universais, que consideram a economia como um meio não apenas de apoiar a vida humana, mas de proteger todo o mundo natural. É uma abordagem ecológica que respeita os direitos não negociáveis da natureza.
Dessa forma, Prout incorpora características úteis tanto do capitalismo de pequena escala quanto do socialismo e, ao mesmo tempo, vai além de ambos.