Sobre liderança
Devido às múltiplas crises que desafiam nossa civilização atualmente, a necessidade de uma liderança boa e eficaz para oferecer soluções nunca foi tão grande. Infelizmente, muitos líderes nacionais e locais estão exacerbando essas crises ao sucumbirem à atração pelo poder e pela riqueza. Seus interesses individuais e de grupo geralmente privilegiam uma parte da população e desfavorecem outras, piorando os conflitos e as injustiças sociais.
Reconhecendo a necessidade crítica de líderes dignos para estabelecer uma sociedade melhor, Prout propõe a ideia de sadvipras ou “bons líderes” que incorporam as seguintes qualidades de liderança:
1. Força moral e espiritual – Esse é o atributo mais importante da liderança, pois a falta de integridade moral de um líder acaba degradando a sociedade. A liderança precisa ser baseada em um compromisso com um conjunto de princípios éticos universais que garantam pensamento e conduta benevolentes. Como o caráter moral é frequentemente tentado pelas recompensas de riqueza, poder e fama, o cultivo da consciência espiritual também é essencial para fortalecer o comportamento ético de um líder.
2. Dedicação ao bem-estar coletivo – Os bons líderes precisam pensar e agir em prol do bem-estar de todos que representam ou lideram. Embora os seres humanos sejam naturalmente influenciados por sentimentos de grupo em relação a determinados territórios ou grupos sociais, os líderes devem ser capazes de transcender essas simpatias estreitas, desenvolvendo um verdadeiro amor por toda a humanidade.
3. Perspicácia – Os bons líderes devem estar sempre vigilantes e ativos na identificação da exploração e da corrupção na sociedade e trabalhar ativamente para remover esses impedimentos da sociedade. Isso pode envolver o emprego de várias estratégias, inclusive a conscientização das pessoas, o desenvolvimento de melhores políticas e a substituição de funcionários públicos corruptos ou incompetentes por outros honestos.
4. Competência – Em nosso complexo mundo atual, não é possível que alguém tenha a capacidade de entender e resolver todos os problemas. Portanto, os líderes competentes devem adquirir conhecimento e experiência suficientes para escolher os conselhos com sabedoria, delegar responsabilidades de forma eficaz e, por fim, tomar decisões prudentes.