5
1
vote
Article Rating
A Prout é uma economia baseada no consumo, que é bem diferente das economias orientadas para o consumo. Economias como o capitalismo veem o consumo de mercadorias como o principal fator de lucro. Portanto, o consumo ilimitado de bens e serviços é incentivado, independentemente de a pessoa precisar ou poder pagar por eles.
Em Prout, o consumo significa a satisfação das necessidades humanas. Isso é feito das seguintes maneiras:
- Necessidades básicas: A produção se concentra inicialmente no suprimento das necessidades básicas. Uma vez atendidas as necessidades essenciais, outros itens e serviços não essenciais podem ser produzidos. A produção adequada, principalmente de bens essenciais, estabiliza os preços, aumentando assim a capacidade de compra e os padrões de vida.
- Descentralização: A economia deve ser controlada pelos residentes locais, cujo interesse principal é atender às necessidades locais. A produção local canaliza os lucros de volta para a comunidade por meio de uma maior remuneração pelo trabalho, o que garante uma demanda estável. Além disso, as comunidades são naturalmente preocupadas com seu meio ambiente e, portanto, se esforçam para evitar o esgotamento dos recursos e a degradação ecológica.
- Diversificação: Como as sociedades e os ambientes estão em constante mudança e evolução, o consumo precisa se diversificar e progredir. O primeiro requer avanços tecnológicos para produzir diversos produtos para atender às demandas em expansão. O segundo refere-se à evolução natural das necessidades humanas, desde a dimensão física até a mental e espiritual. Depois que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, elas buscam maneiras de satisfazer seus desejos mais sutis, que exigem diferentes tipos de bens e serviços.
- Lucros razoáveis: Embora os lucros não sejam o objetivo principal em uma economia baseada no consumo, um nível razoável de renda excedente é necessário para o investimento e os incentivos aos trabalhadores. Alguns lucros também podem ajudar a criar riqueza na comunidade por meio de projetos de desenvolvimento.
- Novos valores sociais: A mudança de uma economia voltada para o lucro para uma economia voltada para o consumo exigirá uma mudança fundamental nos valores dominantes que orientam a sociedade. A ênfase atual no ganho material, na competição de soma zero, no interesse próprio individual e na produção insustentável beneficia apenas alguns e prejudica nosso planeta. Prout promove o Neohumanismo, uma visão de mundo caracterizada pelo amor, cuidado e compaixão por todos os seres. Uma economia baseada nessa visão de mundo será solidária, inclusiva, justa e não exploradora.